
Na Ciudad de méxico a música brasileira é bastante representativa. Com o advento de novos meios de comunicacao (internet) facilitou a programacao de novos grupos e de velhas cancoes.
Se dedica a propagação das atividades do Casarão - Albergue e Eventos, em Santa Teresa, ES
Na Ciudad de méxico a música brasileira é bastante representativa. Com o advento de novos meios de comunicacao (internet) facilitou a programacao de novos grupos e de velhas cancoes.
HISTÓRIA
Por Alyne Azul
No domingo (03.02) visitamos o Zócalo sob um sol maravilloso e com o espírito de criancas admiradas e exultantes. A histórica praca, palco de muitas revolucoes, cercada de monumentos históricos coloniais, é também composta por restos do que foi o magnífico Templo Mayor de Tenochtitlán.
A imensa Catedral do séc. XVI, o Palácio Nacional e todo o centro histórico foram construídos sobre a cidade azteca, dominada em 1519 pelos conquistadores espanhóis. O próprio Hernan Cortéz, porém, ficou tao impressionado com o esplendor do Templo Mayor que decidiu preservá-lo. De fato, o Templo é uma coisa: trata-se de uma arquitetura em forma de pirâmide com 7 fases, uma construída sobre a outra.
Na 1° etapa, podemos ver a pedra retangular que servia para sacrificios humanos em oferenda a vários deuses, sobretodo Tláloc (deus da chuva e do “Intramundo” – simbolizado por conchas, caracóis e sapos) e Huitizilipóchtli (deus da guerra e, creio, do fogo). É impressionante que desta etapa ainda haja vestigio das pinturas daquela época (séc. XIII-XIV), bastante conservados em algunas esculturas…
Na parte lateral esquerda há a Casa de Las Águilas, que abrigava encontros e ritos de auto-flagelacao da elite guerreira azteca (os cavaleiros-águia), com longos bancos decorados com coloridos relevos, super bem preservados. Atrás desta, uma espécie de altar, cuja fachada foi decorada de fora a fora com duzentas e tantas caveiras, representadas distintamente em pedras.
Mais além o museu, fantástico, com várias máscaras para oferendas, conchas, caracóis e diversos artefatos vindos do litoral (o que demonstra a imensidao e o grande alcance do Imperio Azteca), caveiras e várias esculturas, estátuas e representacoes de deuses e deusas do panteao mexica.
Talvez a peca mais impresionante seja a imensa esfera de pedra representando a irma de Huitizilopóchtli, a Coyolhxauiqui, que, segundo a lenda, matou-a (mandou matá-la) cortando-a em pedazos, por ter tramado a morte da própria mae, Coatlicue, que, grávida de uma pluma – e aí temos a aprocimacao com a tradicao crista da gravidez de Maria – foi tida como traidora pela filha.
Enfim! É muito difícil descrever tudo, bem como expresar as fortes sensacoes que tivemos ao apreciar tamanho esplendor e complexidade cultural. De todo modo, após horas de descobetas maravillosas e excitantes, estávamos famintos e cansados. Fomos entao saciar as exigencias da carne (ver COMIDA).