Cultura, agroturismo e desenvolvimento sustentável. Durante um ano foi isso que o Cades levou para as comunidades de Boa Vista, Taquaruçu e Roda D´agua, em Cariacica.
O Cades é um projeto que despertou as mulheres desses locais à trabalhar e preservar o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural da região. Foram desenvolvidas atividades artesanais e culinárias, além de aulas de capoeira e maculelê para crianças e jovens.
O programa foi o primeiro a ser aprovado e ter incentivo da Lei João Bananeira e, há poucos dias, aconteceu o encerramento de suas atividades. Parabéns à Zalém, por acreditar no projeto e à Renata Rosa, pela coordenação. Agora ele vai dar continuidade através da Associação Mulheres de Fibra – Amufibra, com a Claudiana Rodrigues como presidente.
A maioria dos produtos vem da biomassa da banana que são recicladas e transformadas em papel, porta retratos e sabonete. Na parte alimentícia tem banana chips, geléia, licor, bolo diet e um prato típico da região: o suteco. Feito de banana verde, lingüiça e carne seca essa delícia vem dos tempos dos escravos da região que não tinham o que comer e faziam esse caldo com a sobra da banana do proprietário da terra onde “trabalhavam”.
Agora as 8 mulheres da Amufibra mantém a renda alternativa que começou com o Cades. São beneficiadas diretamente 12 famílias e mais de 100 pessoas indiretamente.
Obs.: Comi o suteco, que é fantástico, e levei pra casa o sabonete (muito cheiroso por sinal!), o bolo (sem comentários!!!) e as balas de banana, embrulhadas num papel feito com a fibra da fruta.
Assim como a Claudiana, creio que o trabalho vai render mais frutos ainda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário