
Acabo de ler/assistir à maratona de “O Senhor dos Anéis”. Cansativo, mas para quem está de férias indefinidas é um bom entretenimento. Me perguntaram se os filmes levam os livros ao pé da letra. Nesse contexto gostaria de esclarecer uma coisa: li uma entrevista ou sinopse (não me recordo) com o roteirista Marcos Rey que, quando perguntado sobre as críticas aos filmes que são adaptações literárias, ele disse mais ou menos assim: ‘geralmente quem não gosta das adaptações literárias para as telas são críticos literários, que não entendem nada de roteiro!’
Ta explicado? Não? Vamos lá! Nunca espere dos filmes o que você leu nos livros.
Invariavelmente você vai se decepcionar. Película és uma cosa! Libro és otra! Assim como música não é sinônimo de pintura que não se pode comparar ao teatro que, por sua vez, não é televisão. Cada arte em seu espaço. Claro que todos juntos dá uma sincronia quase perfeita, porém não são a mesma coisa.
Baseado nessa teoria, falemos primeiro dos livros. Das vezes que assisti à uma adaptação, 70% já os havia lido (não foi o caso de “O Senhor dos Anéis”). Desses, somente uns 10% correspondeu às personagens que eu imaginei em minha leitura. “Asi és, compa!”. Sinta seus sentidos: ler é imaginar, assim como escutar o rádio. Quando você vê, muda a percepção. Bingo! Cada arte à sua maneira. Como eu já tinha assistido ao filme dos "anéis" e, muito tempo depois, li o livro, já tinha certa definição das personagens em minha cabeça.
Meu amigo Jorge também deu uma definição interessante ao mundo fílmico/literário de hoje: “Antigamente líamos para absorver idéias e imaginar o cenário. Hoje as pessoas assistem aos filmes e depois lêem o livro, com as personagens já prontas. Preguiça de pensar? De florescer a imaginação?”.
Portanto, tente assistir à um filme sem pensar muito no livro. O roteirista não é o escritor, e vice-versa. Lembre-se de que o filme é adaptação. Por falar nisso, terminei de ler o segundo livro “As Duas Torres”. O problema é que eu vi o último, “O Retorno do Rei”, em DVD e já não estou mais muito interessado em lê-lo. Vou seguir o conselho de meu amigo: primeiro leio, depois assisto, mas com outros olhos.