Me encontre também em ...

twitter.com/cobalescas
facebook.com/leocobal
leocobal@gmail.com


segunda-feira, 5 de maio de 2008

Brigada 64 - PARTE I



Sábado (19.04). Dormi as 3 para acordar as 4h30. Fomos para Ocosingo e de lá, para La Garrucha. As 6 da manha o sol estava belíssimo. Uma cor alaranjada entre neblina e nuvens. Indescritível. Chegamos ao Caracol IV por volta das 11h e, pra variar, esperamos até domingo para obter uma carta da Junto de Buen Gobierno para irmos a alguma comunidade. Como sempre, nessas horas, nao há muito o que fazer. Ler, dormir, conversar, fumar e dormir.

Para explicar melhor: eu, acompanhado de 5 mulheres, fui a uma brigada (a de número 64) reportar e informar ao Centro de Análisis Político e Investigaciones Sociales y Económicas CAPISE como estao as comunidades zapatistas, se esta havendo ameaças ou desalojo por parte de grupos paramilitares ligados a política local. O Caracol IV, de La Garrucha, mantem a Junta de Buen Gobierno que nos dá as coordenadas de qual comunidades devemos visitar.

Achei que seria chato passar tanto tempo com tantas mulheres no entanto, elas se mostraram muito solidárias e fortes (o que e imprescindível em comunidades). Eram elas: Alyne (minha esposa), Beatriz (de Espanha), Karla (de El Salvador), Zara e Laura (de Dinamarca). No Caracol ainda conheci Suli, uma espanhola que convive com os zapatistas há 3 anos. Tem uma cafeteria no local e fala Tzeltal, a lingua dos indígenas desta regiao.

Domingo, depois de algumas horas, os compas (companheiros) da junta nos enviaram a San Juan del Rio ou, como e conhecido agora, San Manoel. Nesta comunidade nos receberam bem, mas a impressao que tive e de que nao necessitavam de brigadistas neste momento. Um dia tranquilo com aulas de capoeira para os jovens indigenas, um banho no rio e uma partida de futebol. Há um mes as pessoas deste povoado assistiu a um video sobre capoeira e a todos os brasileiros que vem para ca, pedem para fazer “classes” deste esporte. Tambem sempre cantam: “Paranaue, paranaeue, Parana”. Ao entardecer fizemos a entrevista com a Assembleia da comunidade.

Nos contaram dos acontecimentos da última semana e no outro dia acompanhamos cerca de 150 homens que foram limpar 72 hectares de terra (foto).

Esta é a primeira de cinco partes.

Hasta luego.

Nenhum comentário: